top of page

Grupos de Trabalho

GT 1 - Entre os meandros do ambiente: seres humanos, não humanos, coisas e lugares

GT híbrido

   Espaço dedicado a questões relacionadas à preservação ambiental, sustentabilidade, turismo, relações ecológicas, dinâmicas culturais, simbólicas e comportamentais, além da formação e transformação de paisagens e territórios.

   São abordadas múltiplas perspectivas e desafios que cercam essas temáticas, promovendo um diálogo interdisciplinar de estudos sobre as relações entre seres humanos, não humanos, objetos e lugares.

   Coordenadora

Prof° Dra. Cláudia Inês Parellada

Doutora em Arqueologia (USP) e Mestre em Antropologia Social (UFPR), é Arqueóloga coordenadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense e docente permanente do PPGAA da UFPR.

Debatedor

Dr. Thiago Costa

É Doutor em Ciências Antropológicas (UNC, Argentina), Professor Auxiliar no Bacharelado em Antropologia (FFyH-UNC) e bolsista de pós-doutorado do CONICET. Graduado em Ciências Biológicas (Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil). Especialista em Administração com ênfase em Gestão Ambiental (UNIFAE, Curitiba, Brasil). Os seus interesses e trabalhos recentes centram-se na gestão do património arqueológico e nas relações entre pessoas e animais numa perspectiva zooarqueológica.

thiago.jpg

Participação Especial

Dra. Mariana Fabra

Doutora e Mestre em Antropologia. Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas. Antropóloga biológica, especializada no estudo bioarqueológico de populações humanas que habitaram a região central da Argentina ao longo dos tempos holocênicos, numa perspectiva que combina a Bioarqueologia e a Genética da Paisagem.

Mariana-Fabra.jpg

GT 2 - Ontologias e saberes tradicionais

   O presente GT pretende reunir pesquisas que foquem aspectos cosmopolíticos presentes nas populações tradicionais e povos indígenas. Partindo do princípio que toda ontologia se desenvolve como política, serão contemplados estudos que versem sobre: relação entre humanos e não-humanos, territorialidades e modos de vida, regimes de legalidade estatais e não estatais, saberes e fazeres, entre outros.

   Coordenador

Prof° Dr. Miguel Alfredo Carid Naveira

Doutor e Mestre em Antropologia Social (UFSC) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional (UFRJ). É professor adjunto do PPGAA da UFPR e colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

miguel.jpg

Dr. João Francisco Kleba Lisboa

Debatedores

Professor substituto no Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná pela segunda vez. Tem Graduação e Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, e vem pesquisando os direitos indígenas desde então. Fez doutorado em Antropologia na Universidade de Brasília, onde voltou-se para a presença indígena nas universidades, com pesquisa de campo no estado de Roraima.

JOAO KLEBA_edited.jpg

Dr. Lucas Cimbaluk

Pós-doutorando do PPGAA/UFPR e servidor do IPHAN. Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela UFPR, é Doutor em Antropologia Social pela UFSC, tendo atuado como Professor substituto da UEL. Desde 2010 trabalha com etnologia indígena voltada ao povo Kaingang, pesquisando atualmente em especial suas cosmopolíticas envolvendo xamanismo e religiosidade. Desde 2019 pesquisa também processos de patrimonialização cultural e as noções de natureza e cultura.

lucas_edited.jpg

GT 3 - Conhecimento, memória e cultura: explorando diversidade e significados

   Espaço dedicado à pesquisa e reflexão que busca compreender as múltiplas formas de produção de conhecimento, circulação de saberes, materialidade e compressão de significados em dinâmicas sociais e culturais diversas.

   Também são mensurados temas referentes à memória, trajetórias, religiosidades, patrimônio, acervo, eventos, festas, manifestações culturais, artes e produções culturais, em narrativas, grafias e imagens.

   Coordenador

Prof° Dr. João Frederico Rickli

Doutor em Antropologia Social (Vrije Universiteit Amsterdam), diretor do Setor de Ciências Humanas UFPR e professor associado ao Departamento de Antropologia e do PPGAA da UFPR.

joao prof_edited.jpg

Debatedora

Dra. Bárbara Caramuru

Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia da UFPR. Doutora em Antropologia pela UFSC, sua tese tem ênfase nos estudos de gênero e interseccionalidade. Mestra e graduada pela UFPR, atualmente trabalha com pessoas palestinas, imigrantes e refugiadas, e a construção das formas de ser, pertencer e a feitura das coisas na diáspora latino americana.

BARBARA_edited.jpg

GT 4 - Política, justiça, instituições e transformações sociais

   Espaço dedicado a diálogos e pesquisas sobre práticas políticas em suas múltiplas dimensões. Abrangendo estudos etnográficos, históricos e comparativos que analisam as dinâmicas políticas presentes em diferentes contextos sociais.

   Estes trabalhos podem tratar de temas como direitos, práticas de justiça, políticas públicas, instituições, processos burocráticos, práticas educativas e dinâmicas econômicas. Assim como relações raciais, as politicas de diferença, a violência estatal e as relações de dominação, especialmente em contextos coloniais e pós-coloniais.

Coordenadora

Prof° Dra. Ciméa Bevilaqua

Doutora em Antropologia Social (USP), é professora titular do Departamento de Antropologia e do PPGAA da UFPR.

cimea_edited.jpg

Debatedor

Me. Joelcyo Véras Costa

Graduado em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia e Doutorando em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Paraná. É membro do Núcleo de Antropologia da Política, do Estado e das Relações de Mercado (NAPER-UFPR). Desenvolveu pesquisa em instituições policiais e de perícia, com foco em estelionato, habilidades e modos de produção da verdade. Atualmente pesquisa o processo de regulação dos criptoativos no Brasil associado à formação da criptoeconomia.

joelcio.jpg

GT 5 - Arqueologia: cultura material e outras abordagens

GT híbrido

   A arqueologia transcende a análise de artefatos e da cultura material, adentrando a essência da humanidade. Seu objetivo é compreender o cotidiano das pessoas, sua relação com o ambiente, sua alimentação, sua arte, sua espiritualidade e sua organização política e social. Por meio da reunião de múltiplas linhas de evidências, como documentos escritos, histórias orais, análise de artefatos e ecofatos, além de dados ambientais regionais e locais, os arqueólogos buscam desvendar as narrativas do passado. Em síntese, a arqueologia representa uma das várias ferramentas utilizadas para compreender o passado por meio da materialidade.

   O GT reúne perspectivas interdisciplinares da arqueologia, destacando a importância de diversas abordagens alinhadas à análise da cultura material. O foco desse evento é a compreensão da materialidade e das lógicas produtivas do passado e presente, valorizando a diversidade de vozes e conhecimentos na interpretação do registro arqueológico e na construção da histórica de povos indígenas. Desta forma, busca-se promover soluções teórico-metodológicas inovadoras, atendendo às demandas das diversas perspectivas científicas. O objetivo central é ampliar o conhecimento sobre a prática arqueológica.

   Coordenador

Dr. Sady Carmo

Debatedora

Dra. Fabiana Terhaag Merencio

sady_edited.jpg
_edited.jpg

Vice-diretor e arqueólogo do MAE-UFPR. É Doutor (UFPel) e Mestre (UFPR) em Antropologia.

Pós-doutoranda no PPGH na UFSC, é Doutora em Arqueologia (USP) e Mestre em Antropologia Social (UFPR).

bottom of page