XIV SEMANA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA - UFPR
Saberes e Existências em Diálogos
18 a 22 de setembro de 2023
Boas Vindas!
É com grande alegria que o Programa de Pós-Graduação de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná apresenta a XIV SEMANA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA, que ocorrerá do dia 18 a 22 de setembro de 2023, em Curitiba (PR).
Esta edição que se dará de forma híbrida, contará com diversas atrações. O evento será multidisciplinar, buscando a participação de pesquisadores e pesquisadoras de áreas correlacionadas para enriquecer o evento com diversas perspectivas e promover o desenvolvimento científico colaborativo.
Palestra
20/09 - Presencial
Territórios Caiçaras: pesquisa, mediação e construção de políticas públicas
por Manuelle Lago e Filipe Ribeiro
Manuelle trabalha desde 2008 junto a povos tradicionais. É geógrafa (UFPR), doutora em sociologia (Université Paris-Nanterre) e pós-doutoranda em antropologia (PPGAA-UFPR). Atua em processos de escuta a comunidades, mediando conflitos e auxiliando em demandas por direitos territoriais. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: ação e experiência pública, processos democráticos, conservação da natureza, territórios tradicionais e percepção de riscos sociais, ambientais e tecnológicos.
Filipe é cientista social (UFPR) e Antropólogo, com mestrado pelo PPGAA-UFPR. Pesquisa desde 2014 junto ao povo Yawanawá, habitantes da Terra Indígena (TI) do Rio Gregório, na Amazônia acreana. Em períodos mais recentes, também tem realizado pesquisa junto às populações caiçaras das Ilhas das Peças e de Superagui, na costa norte paranaense.
Lançamento de Livros
CONHEÇA O AUTOR
Tiago Nhandewa
Mora na cidade de Piraquara-PR. Formado em Pedagogia Intercultural (USP/2005-2008), Pedagogia convencional (Unisagrado/2012-2016). Especialista em Antropologia (Unisagrado/2017-2018). Mestre em Antropologia Social (PPGAS/USP/2019-2021). Graduado em História pela UniCesumar. Atualmente cursa doutorado pelo PPGAS/USP (2022-2025).
Foi membro do Núcleo de Educação Escolar Indígena (SEDUC/SP/2009-2015). É cofundador do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (FAPISP). Autor do livro de literatura indígena intitulado "Quando eu caçava Tatu e outros bichos".
pertence a etnia Guarani Nhandewa.
A Lenda do Fogo
Sinopse
Na terra dos Kaingang, ninguém sabia como fazer o fogo, portanto ninguém dele se beneficiava. A história que aborda vai revelando como o fogo, que era guardado como um tesouro, acabou se espalhando e chegando a todos/as. E, ainda, por meio dele, nasceram os Campos Gerais, os campos de Palmas e os Campos de Guarapuava.
Ritual dos Mortos
Sinopse
História contada em kaingang , português, guarani, espanhol, francês e inglês, que trata do ritual realizado quando morria um/a Indígena adulto/a.
CONHEÇA O AUTOR
Florencio Rekayg Fernandes
Indígena Kaingang nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras. Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná (Unics); especialização em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional na Faculdades Integradas Camões (Fica), em Curitiba (PR) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Hoje é doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
O choro da mãe Terra
CONHEÇA O AUTOR
Olivio Jekupe
Escritor indígena, de literatura nativa, do povo Guarani - Aldeia Kakané Porã. Estudou filosofia na PUCPR e, mais tarde, na USP e vendia artesanato para custear seus estudos. Foi professor do Ensino Fundamental. Começou a escrever em 1984 e atualmente sao 26 livros publicados no Brasil e exterior.